OCORRÊNCIA DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS EM QUEIJOS TIPO COALHO

Autores

  • Francisco Irineu Pereira de Oliveira Químico, Pós Graduado em Vigilância Sanitária pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará.
  • Maria Tereza Pinto da Costa Bióloga, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Antônio Carlos Araújo Fraga Farmacêutico, Mestre em Ciências farmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Milena Lidiani Bomfim de Melo Oberg Economista Doméstica, Doutora em Biotecnologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
  • Marina Pereira de Vasconcelos Tecnóloga de Alimentos, Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz.
  • Tereza Emanuelle da Silva Costa Engenheira de Pesca, Mestre em Ciências Marinhas Tropicais pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Sabrina da Costa Pinto Enfermeira, Especialista em enfermagem do trabalho pela Faculdade do Vale do Jaguaribe.

Palavras-chave:

Queijo de Coalho, Qualidade, Microrganismos

Resumo

O queijo de coalho é um dos queijos mais populares do Brasil, de ampla aceitação no mercado, principalmente no estado do Ceará. Quando produzido por pessoas inexperientes de forma artesanal, pode ocorrer a contaminação por diversos microrganismos ao alimento, sendo alguns patogênicos ou produtores de metabólitos microbianos que podem causar intoxicações e/ou infecções alimentares nos seres humanos, como Staphylococcus aureus, que comprometem tanto a qualidade do queijo quanto a segurança com relação à saúde do consumidor. Diante do exposto, o presente estudo do tipo descritivo e retrospectivo de abordagem quantitativa, objetivou investigar a ocorrência de estafilococos coagulase positiva (Staphylococcus aureus) nos queijos tipo coalho (artesanal e industrial) produzidos em dezessete municípios do Estado do Ceará. Para isso foram analisados laudos do sistema de gerenciamento de amostra ¨HARPYA¨ do Laboratório Central do Estado do Ceará (LACEN), no período de janeiro de 2016 a dezembro de 2018. O estudo revelou uma alta incidência de estafilococos coagulase positiva (Staphylococcus aureus) em amostras de queijo coalho artesanal, comparadas com as de queijo coalho industrializado, tornando-as impróprias para o consumo. Conclui-se que as amostras dos queijos coalho artesanais analisadas não apresentam qualidade microbiológica satisfatória, o que compromete a segurança do alimento para o consumidor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-12-2019

Como Citar

1.
Pereira de Oliveira FI, Pinto da Costa MT, Araújo Fraga AC, Bomfim de Melo Oberg ML, Pereira de Vasconcelos M, da Silva Costa TE, da Costa Pinto S. OCORRÊNCIA DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS EM QUEIJOS TIPO COALHO. Cadernos ESP [Internet]. 19º de dezembro de 2019 [citado 24º de abril de 2024];13(2):82-93. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/200

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>