Produção científica sobre violência contra a mulher no período de 2005 - 2009

Autores

  • Aline de Souza Pereira Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (Unifor).
  • Gracyelle Alves Remigio Moreira Enfermeira. Mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (Unifor).
  • Ana Cléa Veras Camurça Vieira Terapeuta Ocupacional. Mestre em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza (Unifor).
  • Luiza Jane Eyre de Souza Vieira Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (UFC). Universidade de Fortaleza (Unifor). Instituto Dr. José Frota (IJF).
  • Adriana Maia de Paula Enfermeira. Graduada pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Palavras-chave:

Violência contra a mulher, Avaliação, Pesquisa, Saúde

Resumo

Analisar a produção científica nacional sobre a violência contra a mulher no período de 2005 a 2009. Estudo retrospectivo e documental, de abordagem quantitativa, realizado através do levantamento das produções científicas na BIREME no período de fevereiro a março de 2010. Os dados foram organizados, codificados, tabulados e submetidos à análise estatística descritiva. Foi utilizado o programa SPSS, versão 16.0. Foram analisados 96 artigos, dos quais 27 (28,1%) foram publicados em 2007; a área de atuação profissional que mais publicou neste tema foi a de enfermagem com 42 (43,8%) artigos; quanto à natureza do estudo 47 (49,0%) foram descritos como qualitativos; 49 (51,0%) não referiram o tipo de estudo utilizado na metodologia. Em relação ao tipo de violência verificou-se que a violência sexual teve maior representatividade com 19 (19,8%). Quanto às consequências da violência na saúde da mulher, os agravos à saúde mental foram mais citados 29 (30,2%). Ressalta-se a importância do desenvolvimento de pesquisas nesta temática, a fim de que seus resultados possam contribuir para a melhoria da assistência à mulher vítima de violência, assim como para o enfrentamento dessa problemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-09-2019

Como Citar

1.
de Souza Pereira A, Alves Remigio Moreira G, Veras Camurça Vieira AC, Eyre de Souza Vieira LJ, Maia de Paula A, Ferreira Rodrigues S. Produção científica sobre violência contra a mulher no período de 2005 - 2009. Cadernos ESP [Internet]. 19º de setembro de 2019 [citado 19º de abril de 2024];4(2):42-7. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/56

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.