Caracterização da educação permanente na estratégia saúde da família
O caso na escola de saúde pública do Ceará
Palavras-chave:
Saúde, Estratégias, Família, Saúde da FamíliaResumo
O estudo objetivou caracterizar as capacitações promovidas pela Escola de Saúde Pública do Ceará para a Estratégia Saúde da Família a partir da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) instituída pelo Ministério da Saúde em 2004. Trata-se de um estudo quantitativo descritivo, realizado na ESP-CE, no período de julho a setembro de 2010, a partir de documentos coletados na referida instituição, por meio de formulários. Os dados foram organizados em tabelas e analisados utilizando como base a PNEPS e artigos pertinentes da literatura referente ao tema. Quanto à oferta de cursos pela ESP-CE, a partir da instituição da Política, evidenciou-se que mais de 80% da formação era composta por cursos de curta duração e do total de cursos ofertados após 2004 menos de 10% destes teve como público alvo profissionais da Estratégia Saúde da Família. Esses achados indicam que no que se refere à formação dos profissionais ainda se faz necessários avanços quer sejam no âmbito das instituições formadoras, quer seja na compreensão da própria Política para que haja um preparo adequado desses profissionais para atuação na atenção integral à saúde.
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