Caracterização da educação permanente na estratégia saúde da família

O caso na escola de saúde pública do Ceará

Autores

  • Lucimara de Souza Feitosa Enfermeira. Especializanda em Saúde da Família, Mestranda em Ciências da Educação.
  • Marí­lia Soares Lima Enfermeira.
  • Maria de Fátima Antero Souza Machado Enfermeira; Doutora em Enfermagem; Professora do Curso de Enfermagem da UNIFOR e da URCA; Docente da Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP-CE.
  • Carmem Cemires Cavalcante Costa Enfermeira; Mestre em Saúde Pública; Técnica do Sistema Municipal de Saúde-Escola de Fortaleza.
  • Vanira Matos Pessoa Enfermeira, Doutoranda em Saúde Coletiva. UFC.

Palavras-chave:

Saúde, Estratégias, Família, Saúde da Família

Resumo

O estudo objetivou caracterizar as capacitações promovidas pela Escola de Saúde Pública do Ceará para a Estratégia Saúde da Família a partir da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) instituída pelo Ministério da Saúde em 2004. Trata-se de um estudo quantitativo descritivo, realizado na ESP-CE, no período de julho a setembro de 2010, a partir de documentos coletados na referida instituição, por meio de formulários. Os dados foram organizados em tabelas e analisados utilizando como base a PNEPS e artigos pertinentes da literatura referente ao tema. Quanto à oferta de cursos pela ESP-CE, a partir da instituição da Política, evidenciou-se que mais de 80% da formação era composta por cursos de curta duração e do total de cursos ofertados após 2004 menos de 10% destes teve como público alvo profissionais da Estratégia Saúde da Família. Esses achados indicam que no que se refere à formação dos profissionais ainda se faz necessários avanços quer sejam no âmbito das instituições formadoras, quer seja na compreensão da própria Política para que haja um preparo adequado desses profissionais para atuação na atenção integral à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-09-2019

Como Citar

1.
de Souza Feitosa L, Soares Lima M, Antero Souza Machado M de F, Cemires Cavalcante Costa C, Matos Pessoa V. Caracterização da educação permanente na estratégia saúde da família: O caso na escola de saúde pública do Ceará. Cadernos ESP [Internet]. 19º de setembro de 2019 [citado 24º de abril de 2024];4(2):25-31. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/49

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.