FISIOTERAPIA

ANÁLISE DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS PÚBLICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v16i3.864

Palavras-chave:

Ensino Superior, Currículo, Fisioterapia

Resumo

Este estudo teve objetivo de analisar como as Diretrizes Curriculares Nacionais estão contempladas nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de graduação em Fisioterapia de universidades públicas do estado de São Paulo, bem como a percepção dos seus coordenadores quanto às estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas. Trata-se de pesquisa qualitativa, interpretativa-explicativa, por meio de pesquisa documental de cinco PPC e de entrevistas semiestruturadas com coordenadores de cursos. As análises - documental dos PPC e temática de conteúdo das entrevistas - foram realizadas em dois eixos: Currículo e Perfil Profissional. Os resultados demonstraram que três currículos ainda refletiam concepções conservadoras, organizados por disciplinas fragmentadas, atividades didáticas e metodologias de ensino-aprendizagem tradicionais, não se articulando com os perfis do egresso e profissional; porém, dois PPC têm construído estratégias de reformulação curricular. Os relatos dos coordenadores contribuíram para análise que apontou necessidade de atualizações para avanço da formação profissional em Fisioterapia.

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Referências

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Publicado

30-09-2022

Como Citar

1.
Sasaki K, Teixeira Machado ML, Guerra Aquilante A. FISIOTERAPIA: ANÁLISE DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS PÚBLICOS. Cadernos ESP [Internet]. 30º de setembro de 2022 [citado 21º de dezembro de 2024];16(3):33-41. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/864
Received 2022-03-18
Accepted 2022-05-13
Published 2022-09-30