O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO MÉDICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v16i4.742

Palavras-chave:

Educação Médica, Educação à Distância, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Relatar experiência sobre as atividades que ocorreram no contexto virtual de aprendizagem da pós-graduação em Atenção Primária à Saúde (APS) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). Relato de experiência apresentado a partir das vivências do autor nas atividades em docência conduzidas com alunos do Curso de Pós-Graduação em APS do Programa Médico de Família Fortaleza, a partir da utilização de plataformas digitais durante o período da pandemia de COVID-19. A necessidade de manter a conexão com os alunos do programa em seus ambientes de práticas justifica-se, pois desta forma há repertório para influenciar as criações de pautas que objetivam suprir os profissionais em seus contextos de atuação. Confabular necessidades sem olhar para o cotidiano ao tempo que a realidade fica para trás é a fórmula para a criação de um universo em que a educação não se converte em boas práticas junto aos pacientes, famílias e comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

– Stephenson, N. Snow Crach. Editora Aleph. 1992

- Tomaz JBC. Educação na saúde em tempos de pandemia: desafios e oportunidades: health education in pandemic times: challenges and opportunities. Cadernos ESP. v.14, n.2, p7-9. Disponível em: http://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/510

– Flauzino, VHP. Et al. As dificuldades da educação digital durante a pandemia de COVID-19. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 03, v. 11, pp. 05-32, 2021. DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/saude/educacao-digital

- Serafim, DVC. Como tornar a educação médica on-line mais confiável? Uma proposta de consenso ético para produção de conteúdo [Dissertação Mestrado]. Fortaleza: Fundação Oswaldo Cruz, 2019. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/48529

– Possolli, Gabriela Eyng. Et al. Educação a distância na pós-graduação lato sensu na área da saúde: uma revisão integrativa. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 6, n. 16, p. 27-45, out/dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.436

- Rosini, AM; Limongi-França, AC. A Educação e o Uso Sustentável das Tecnologias: uma Discussão Sobre o Aprendizado a Distância, as Redes Sociais e a Educomunicação, RISUS, São Paulo, v. 5 n. 3, p. 4-23, set/dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.24212/2179-3565.2014v5i3p4-23

Margô, AM , Santos, BS. Aplicação das tecnologias digitais virtuais no contexto psicopedagógico. Rev. Psicopedagogia 2011;28(87):293-305 Disponível em: http://revistapsicopedagogia.com.br//detalhes/160

– Silveira, SR, et al. O uso de tecnologias digitais da informação e da comunicação como ferramenta de apoio aos processos de ensino e de aprendizagem durante o período de isolamento social devido à pandemia da covid-191. FAPERGS, 2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discuss%C3%A3o-02-O-Uso-de-TDICs-como-como-Ferramenta-de-Apoio.pdf

- Nunes, TWN; Franco, SRK; Silva, VD. Como a educação a distância pode contribuir para uma prática integral em saúde? Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 34, n. 4, p. 554-564, dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000400011

- Mugnol, M. O processo regulatório da educação superior a distância no Brasil. EccoS – Revista Científica, São Paulo, v. 26, n. 40, p. 33-48, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/715/71548306003.pdf

- Ribeiro, RA. Estilos de aprendizagem e interfaces online: aporte ao ensino presencial em saúde, na disciplina Interação Universidade-Serviço-Comunidade I da Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP. 2015. 104 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/139387>.

- Santos Júnior, AF; Batista, HS. Opinião de estudantes universitários sobre a educação a distância (EaD) no contexto das ciências farmacêuticas. ETD: educação temática digital, Campinas, v. 14, n. 2, p. 258-274, jul/dez. 2012.

Downloads

Publicado

30-12-2022

Como Citar

1.
Coriolano Serafim DV, Marinho Campelo C. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO MÉDICA . Cadernos ESP [Internet]. 30º de dezembro de 2022 [citado 24º de novembro de 2024];16(4):119-24. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/742

Edição

Seção

Relato de Experiência, Atualização e/ou Inovação Tecnológica

Categorias

Received 2021-11-11
Accepted 2022-05-10
Published 2022-12-30