SOFRIMENTOS DE EDUCADORAS

RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PSICOLOGIA

Autores

  • Anna Gabrielle Andrade Gonçalves Universidade de Fortaleza
  • Paulo Yuri Pinheiro da Nóbrega Universidade de Fortaleza
  • Fernanda Gomes Lopes Instituto Escutha

DOI:

https://doi.org/10.54620/cadesp.v19i1.2437

Palavras-chave:

Psicologia, Docente, Angústia Psicológica

Resumo

O contexto educacional pode gerar considerável pressão e sobrecarga, resultando em sofrimento psíquico para educadores, manifestado por esgotamento profissional e desmotivação. Diante disso, este artigo objetiva compartilhar uma experiência de escuta psicológica realizada com profissionais da educação, visando compreender suas vivências e demandas emocionais e institucionais. Trata-se de um estudo qualitativo, configurado como relato de experiência, no qual foi realizada escuta psicológica com cinco educadoras que atuavam na educação infantil. Os resultados evidenciaram a desvalorização do trabalho das educadoras, a sobrecarga com demandas que extrapolam suas funções pedagógicas e o silenciamento de suas angústias. Apesar das limitações contextuais, a escuta demonstrou ser um potente espaço de acolhimento e reflexão. Conclui-se que a escuta psicológica qualificada é um instrumento fundamental para o cuidado emocional desses profissionais e para a formação em psicologia.

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Publicado

18-11-2025

Como Citar

1.
Andrade Gonçalves AG, Pinheiro da Nóbrega PY, Gomes Lopes F. SOFRIMENTOS DE EDUCADORAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PSICOLOGIA. Cadernos ESP [Internet]. 18º de novembro de 2025 [citado 20º de novembro de 2025];19(1):e2437. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/2437

Edição

Seção

Relato de Experiência, Atualização e/ou Inovação Tecnológica

Categorias

Received 2025-08-28
Accepted 2025-11-10
Published 2025-11-18

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